A apresentação de certidão de sentença não precisa mais ser feita de forma física. Existe uma solução para protesto online que permite aos advogados realizar o protesto de sentenças judiciais sem que precisem deixar de atender as demandas de outros clientes. É a plataforma iProtesto.com, que atende o disposto no artigo 517 do Novo Código de Processo Civil, em relação ao protesto de sentença digital.

A estimativa é de que 80% dos casos de dívidas são solucionados em médio e curto prazo a partir do protesto de sentenças judiciais. Especialmente porque o protesto de sentença restringe o devedor financeiramente. Significa que a partir do momento em que é feita a apresentação do protesto de sentença no Tabelionato, o nome do devedor é automaticamente incluído nos serviços de proteção ao crédito e só é retirado de lá a partir do momento em que ele salda o débito.

Para os advogados e seus clientes, isso representa uma possibilidade maior de ganho. Dificilmente as empresas, principalmente as que trabalham com grandes movimentações financeiras e dependem de investimentos, deixam de pagar o que lhes é cobrado. A questão é que somente algumas causas resultam no protesto de sentença pelo custo-benefício que é realizar o protesto fisicamente. Uma barreira que o protesto de sentença online transpõe.  O infográfico deixa bem clara essa diferença entre a apresentação de protesto física e com o iProtesto.com:

 

infográfico-protesto-digital-online

Caso, para você, as diferenças fiquem mais claras em um passo a passo, segue o que está descrito no infográfico:

Como é a apresentação de protesto online com o iProtesto.com

Passo 1

Com a certidão de teor da decisão em mãos, o advogado pode apresentar o protesto de sentença.

Passo 2

De qualquer lugar, assina digitalmente todos os documentos que precisa para fazer a apresentação do protesto online.

Passo 3

Acessa a plataforma iProtesto.com e envia a apresentação de protesto ao Tabelionato correspondente ao domicílio do devedor.

Passo 4

Em poucos minutos, volta a trabalhar, sem deixar o escritório e os outros clientes.

 Como é a apresentação de protesto física

Passo 1

Mediante a decisão judicial transitada em julgado que envolva obrigação pecuniária, o advogado apresenta ao juiz competente uma petição.

Passo 2

Na petição, o advogado solicita ao juiz a emissão da certidão de teor da decisão, que torna possível a apresentação do protesto de sentença no Tabelionato.

Passo 3

Com a certidão de teor da decisão em mãos, o advogado pode apresentar o protesto de sentença.

Passo 4

Para apresentar o protesto, o advogado tem de se deslocar até o Tabelionado de Protesto.

Passo 5

O Tabelionato em que a apresentação do protesto tem de ser feita é o que está localizado no domicílio do devedor.

Passo 6

Sendo o domicílio do devedor em outra cidade, o advogado precisa deixar o escritório e outros clientes para poder fazer a apresentação do protesto.

Passo 7

Depois de algumas horas dentro de um carro ou de um avião, enfrentando filas e trânsito, o advogado chega ao cartório para fazer a apresentação do protesto.

Passo 8

O advogado apresenta, então, os documentos.

Passo 9

Assina o termo de responsabilidade pelo protesto.

Passo 10

Concluído o trâmite no Tabelionato, o advogado viaja de volta para casa.

Passo 11

São mais algumas horas dentro de um carro ou de um avião, enfrentando filas e trânsito, até estar de volta à rotina.

Agora é só você acessar a plataforma iProtesto.com, cadastrar-se e gerar suas apresentações!

Comentários

iprotesto